O que eu tenho a dizer sobre: comunicação, sutileza, bons negócios e um pouquinho de manipulação.

    Imagino que ao ler o título desse post, você deve imaginar algo parecido com essa figura aqui em baixo. Mas o que você precisa entender, é que já fazem isso com você o tempo todo, de várias maneiras diferentes. Então, ou você aprende as estratégias do jogo e começa a jogar de verdade, ou você continua no tabuleiro como um peão em um tabuleiro de xadrez.


    Recentemente, me perguntaram como eu avaliaria minha competência "comunicações" visando o meu lado empreendedor. Eu mesma não sabia exatamente o que é ser "empreendedor". Então, como a boa aluna que eu sou, resolvi pesquisar e achei essa explicação: 

"Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas."

BUENO, J. R. Mas afinal, o que é empreendedorismo?. Blog Sebrae, Santa Catarina. 2019. Disponível em: <https://blog.sebrae-sc.com.br/o-que-e-empreendedorismo/>. Acesso em: 17 nov 2020

Depois desse breve esclarecimento, eu desatei a escrever:


    Comunicação, vai além de falar e ouvir. Na realidade, também é preciso atuar. Aparentar interesse quando já não aguenta ouvir baboseira, criar uma boa relação com o interlocutor a fim de "negociar perspectivas". A impressão que obtêm de você também é muito importante. Será ela a ditar se ele confia em você ou não. Ter auto confiança, para mim não é algo imprescindível para um bom negócio. Afinal, é isso o que você quer: um bom negócio. Apresentar sua opinião e convencer quem ouve, fingir negociar e ter prejuízos e lucros iguais quando na realidade você é o beneficiado. Além disso, não ser confiante pode te tornar alguém mais prudente. O importante é aparentar confiança. A medida que o interlocutor passa a ter uma boa impressão de você, já é meio caminho andado, se não o caminho inteiro para você ter a sua confiança. E é isso que você quer. Se ele passa a te ver como alguém confiável, uma palavra de amigo, um conselho, poderá ser visto com bons olhos de for introduzido sutilmente.

    A arte da sutileza é magnífica e muito útil. Ela é imprescindível quando há necessidade de ser manipulador e convincente. Com ela é possível "introduzir" uma opinião, pensamento ou conclusão e deixar que ele acredite que o teve/criou sozinho. Quando se tem esse sentimento de “criação”, o sentimento de proteção vem por consequência. Defender seu argumento é algo que fazemos muitas vezes por orgulho e mesmo sem sequer notar. “Como a palavra de um rei”. As pessoas criam ideais e valores, por necessidade. É como tentar entender quem é e ser de fato alguém. Alguns desses valores foram introduzidos sem serem repensados. A partir daí, a personalidade, o ser, foi sendo moldado. Quando há uma mudança, mesmo sendo claro o “erro” ou “falha”, muitas pessoas continuam a defendê-lo. Porque é isso que eles sabem fazer, e isso é parte deles. Quanto mais cabeça dura e mais teimoso se é, mais difícil se torna apartá-lo de sua “opinião”. 

    A verdade, é que apesar de tudo, eu sou meio "cabeça oca". Nada se prende aqui dentro. Não há onde os pensamentos se agarrarem. Eles entram com a mesma facilidade que saem. Pelo menos, sou cética o bastante para não acreditar em falácias. Acho que é isso que é ser mente aberta: deixar teses de diferentes fontes entrarem se bem fundadas e permitir que elas permaneçam até que uma melhor tome seu lugar. 

    No fim das contas, para quem só precisava de três linhas, três parágrafos está de bom tamanho. Muito obrigada por ter se dado ao trabalho de ler o meu blog. Deixe o seu comentário e se achar que eu mereço, pode compartilhar o texto!😁

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desabafando: Esclarecimentos da sumida.

Amigos

Sra. Autonomia

Estou aqui, não estou?

Sentido da vida

Umas verdades de um senhor alfinete

Trajeto

Jornada do herói

Não esqueci, não.