Sra. Autonomia

    E agora adiciono mais um post a etiqueta "empreendedorismo".

    Tem muita gente que deve estar pensando: "que diabos o empreendedorismo tem a ver comigo?! Logo eu, que não vendo nada e ainda menos pretendo abrir um negócio". Bom, se você ainda não entendeu, eu explico: o empreendedorismo pode nos ajudar a resolver problemas da nossa vida. Problemas básicos e cotidianos até. A competência "autonomia" também está relacionada a ele, e é sobre autonomia que vamos falar hoje. Antes de tudo, se for fazer algo que requer autonomia, lebre-se que está fazendo por si mesmo. Você tem que fazer por si mesmo, porque essa é a sua vida e você precisa segui-la. Lembre-se de que se você arruma suas coisas todo dia de noite com a finalidade de ir para a escola mesmo não querendo; se faz os seus trabalhos sozinho e estabelece as próprias regras responsavelmente por mais que seja um saco segui-las; você faz por você mesmo. A autonomia está ligada a sua responsabilidade moral.

Bom, e como vai a minha autonomia?

    Quanto agir por conta própria, é uma situação engraçada. Por muito tempo, eu precisei de alguém para me lembrar, eu sou muito esquecida. Depois de tanto quebrar a cabeça, eu aprendi a usar uma agenda do meu jeito. A verdade é que cada um tem a sua própria maneira. Antes, eu 'tentava' fazer como a minha mãe, todas as tarefas precisamente  distribuídas e tudo realizado a risca. É claro que deu ruim. Eu sou o oposto dela. Ela é super responsável e programada. Para você ter noção, a agenda dela de 2021 já está cheia de coisas. Porém, essa organização acaba por aí. Enquanto eu mantenho meu quarto meticulosamente arrumado (e por muito tempo tentei fazer o mesmo com a cozinha, mas com ela por perto não deu), ela parece não se incomodar muito com esse tipo de organização. Minha mãe sempre presta atenção em tudo, portanto sabe exatamente onde tudo está. Nunca perde um papel, apesar de não sentir muita necessidade em organizá-los e catalogá-los (como eu). 

Como ela funciona para mim?

    O modo que encontrei para ter autonomia, agir por conta própria, foi separando absolutamente tudo que eu preciso fazer em um espaço de tempo. Eu faço no início do mês, e caso seja preciso, ainda posso acrescentar ou modificar algo durante a semana. Tem vezes que eu modifico "a bendita organização" (não sei bem que nome dar) umas três ou quatro vezes por dia. Eu me programo de modo a não fazer tudo e me livrar de uma vez só (o que eu tentei fazer por muito tempo e realmente gostaria que funcionasse), mas sim distribuindo o máximo e criando metas minúsculas que, caso eu precise, ainda tem espaço para acrescentar algo durante o dia. Além disso, eu sei que não há como não conseguir, e segue o modelo: "divagar e sempre"; ok, talvez não 'sempre'. Preciso admitir que tenho dificuldades com isso também, acabo enjoando. Por isso é bom ter opções de escolha. Possíveis roteiros (de coisas úteis e necessária, porém em segundo plano) para seguir se enjoar do original. Em vez de parar de fazer tudo e fazer uma pausa que, pode durar Deus sabe-se lá quanto tempo, mude a ordem. Talvez algo que seria feito outro dia ou outra hora. Quando eu faço metas minúsculas, eu evito possíveis frustrações que teria se não atingisse o objetivo; e o segredo vital, alguns dias, eu me sinto mais disposta do que em outros. Quando isso acontece, eu adianto tarefas de outros dias evitando atrasar conteúdo caso eu resolva me "desligar' um dia. 

    Resumindo, o segredo é um horário de baixas expectativas, flexíveis, a prova de dias de folga e frustrações. Lembre-se de que "fazer coisas úteis em momentos inúteis" (aprendi com a Débora Aladim), pode salvar você. Isso vai além de fazer em cima da hora para não atrasar. Na verdade, se concentra em fazer as coisas adiantadas para evitar que a sua programação embole e seja possível permanecer com pequenas metas. Aqui no blog, por exemplo, eu já programei dois novos textos para o mês que vêm (dezembro), no caso, esse mês.

    Bom, isso é tudo por enquanto! Dia 17 (desse mês) tem novo post. Fique à vontade para voltar e trazer alguns amigos. Afinal, a casa também é sua! Até logo 😘


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desabafando: Esclarecimentos da sumida.

Amigos

Estou aqui, não estou?

Sentido da vida

Umas verdades de um senhor alfinete

Trajeto

Jornada do herói

O que eu tenho a dizer sobre: comunicação, sutileza, bons negócios e um pouquinho de manipulação.

Não esqueci, não.